O papel da Arte como fator essencial para a formação cultural de uma sociedade foi percebido pela visão incontestável do reitor Antônio Martins Filho ao criar um museu de arte na Universidade Federal do Ceará.

Superando resistências e aliando forças inaugurou o Museu de Arte da UFC - MAUC - no dia 25 de junho de 1961, instalando-o no campus do Benfica, defronte à Reitoria, no cruzamento de duas grandes avenidas de ligação entre as áreas norte-sul e leste-oeste da cidade.

Com sede própria construída em 1965, o MAUC passou por sucessivas reformas e ampliações, sempre expondo externamente o mural Jangadas de Zenon Barreto. Servido por uma extensa rede de transportes coletivos, encontra-se ao lado de outros equipamentos culturais da UFC como a Rádio Universitária, as Casas de Cultura Estrangeira, cursos de Arquitetura, Comunicação Social, História, Biblioteconomia, Cinema de Arte, que juntos compõem o Polo Cultural do Benfica.

Órgão suplementar, criado pela resolução no 104 de 18 de julho de 1961, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, mantém a preocupação constante de desenvolver e fortalecer as artes plásticas no Estado, papel este observado desde a sua fundação quando firmou-se como importante centro de preservação da cultura artística cearense, quer das expressões mais populares quer daquelas de caráter erudito.

Desenvolveu progressivamente uma política de difusão das produções artísticas através de uma abertura permanente aos eventos temporários bem como vem abrindo caminhos pedagógicos para o ensino do desenho da pintura e da gravura, sendo nesta área um dos pioneiros no Estado.


Na aula de campo da disciplina de Teoria e Prática da Leitura feita no dia 24/05/2016, conhecemos um pouco mais sobre os acervos expostos no Museu, nos fazendo ter uma leitura completa das obras.

Há presença de exposições permanentes de artistas como: Raimundo Cela, Antônio Bandeira,  Aldemir Martins, Chico da Silva, Descartes Gadelha e com salar respectivas de acordo com a Cultura Popular e uma sala dedicada à Arte Estrangeira.

Confere ai umas fotos:


Noite de São João
Ademar de Albuquerque
Pintura à óleo

Sem data

Bumba Meu Boi 2
Carmelita Fontenelle
Óleo sobre tela
1991

Pietá
Floriano Teixeira
Bico de pena
1972



E a equipe do LeF não poderia ter ficado de fora desse dia.




Por Rafaella Kelly

Deixe um comentário