Socorro Acioli é uma escritora cearense, formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Fluminense, em Niterói.

Foi à única brasileira selecionada para a oficina de roteiro Como contar um conto, ministrada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez (Prêmio Nobel de Literatura de 1982), na Escuela de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba (2006).

Trabalha com literatura infanto-juvenil, sendo que em 2014 lançou o livro “A cabeça do santo” para adultos, bem como com traduções do espanhol para o português, premiada com o jabuti em 2013, como a obra “Ela tem olhos de céu” que foi escrito em versos e conta a história de Sebastiana uma menina, que chora chuva no sertão, apresenta os problemas do povo nordestino de modo lúdico.


A disciplina de Seminários Cultura e Mídia, coordenada pelo Prof. Tadeu Feitosa convidou Socorro Acioli para um bate papo sobre o tema "Viver e escrever", sendo por fim, um debate bastante esclarecedor sobre o ponto de vista do escritor para o leitor.

Ao final, pedimos a Socorro Acioli nos conceder uma entrevista exclusiva para o Literateca em Foco, confiram a seguir:

  • Para qual publico trabalha? 
É um publico muito amplo de leitores, é uma faixa etária de oito a cem anos. Os meus livros infantis são a partir de sete, oito anos. 

  • Como se inspira para escrever para as crianças? 
Eu tento lembrar da criança leitora que eu fui, tento respeitar a inteligência da criança, não facilitar a linguagem, não ter medo de tocar em diversos temas e lembrar do que eu gostava de ler quando eu era criança. 

  • Quando escreve, como espera que contribua para a formação do leitor? 
Para o leitor infantil eu não tenho nenhuma pretensão didática, nem pedagógica, eu espero que aquele momento da leitura seja um momento de prazer e de estimular a fantasia e a imaginação, pro leitor adulto depende, quando são lidos informativos eu tenho a preocupação de ter correção nos meus dados e quando é um livro de ficção, de também ser um momento de prazer na leitura e de falar de coisas que eu a considero importantes. 

  • Nos seus projetos de escrita, tem algum voltado para os e-books, se não como vê esse momento do mercado? 
Tenho alguns livros disponíveis em e-book, adoro e-book tenho dois leitores digitais, na minha família todo mundo tem. Comprei pra minha filha, comprei pro meu marido sou muito entusiasmada por isso, adoro livro físico, adoro biblioteca, adoro ter livros, o e-book pra mim é uma possibilidade a mais de leitura, ele não vem pra tirar o lugar do livro nem pra substituir, ele vem pra ser mais uma oportunidade de leitura. Por exemplo, quando eu viajo levo no meu leitor digital cem livros tenho opção pra ler que se tivesse que levar livros físicos não ia ter condição e pra pesquisa pra uma série de coisas sou, realmente muito entusiasmada por e-book, acho uma pena que os e-books não sejam tão difundidos e tão bem aceitos, que ainda aja tanta confusão.    

  • Sobre seus leitores, existe um feedback com eles? Como funciona? 
Muito feedback, todo dia pelas redes sociais, diariamente de todas as idades, pelo twitter, pelo facebook, por snapchat, por instagram, é diário, eu gosto muito os leitores me marcam em fotos que eles estão lendo, um livro vão comprar, vão pra uma viajem e levam o livro pra ler e mostram ou então leem no colégio, ou então leem em grupo, ou então se inspiram com alguma coisa do livro e mostram uma foto. É um feedback diário isso me deixa muito feliz. 

  • Poderia deixar um incentivo para os leitores do blog “Literateca em foco”? 
Leiam muito e procurem ler ainda mais do que já leem com organização e com algum método, pra quem não gosta de ler tanto que tente encontrar o seu estilo porque todo mundo tem um estilo preferido, e que leiam os meus livros se não conhecem ainda. 


Agradecemos a participação e contribuição da escritora Socorro Acioli com o blog, bem como pelo belíssimo trabalho junto a humanidade pois leva os pequenos leitores ao mundo da fantasia e viajar por lugares muitas vezes desconhecidos estimulando o desenvolvimento do raciocínio e alimentando a capacidade de pensar de seus leitores, desejamos muito sucesso em sua vida profissional e pessoal. 



Por Cristiane Santos

Deixe um comentário