Fanfics: alguns conhecem, outros não. Então, o objetivo do LeF é mostrar um pouco sobre esse mundo bastante abrangente, ao qual irá te cativar a ler diversos assuntos.

Fanfic (ou Fanfiction ou Fic) é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço, que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, videogames, etc, sem que haja a intenção de ferir os direitos autorais e a obtenção de lucros. Portanto, tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original e também a ampliação do contato dos fãs com as obras que apreciam para limites mais extensos.

Seu surgimento se deu através da popularização da internet nos anos 90. Com isso, se facilitou um contato entre escritor e fãs, que tivessem o mesmo interesse. No Brasil, a utilização desse recurso se deu mediante a publicação e adaptação para o cinema da obra de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Existe vários sites especializados em fanfics, como o Spirit e o Nyah! Fanfiction.

Apesar do surgimento ter se dado através da saga Harry Potter, as fanfics postadas ultimamente abordam diversos assuntos: bandas musicais, sagas literárias, desenhos, filmes, etc.

Normalmente os fanfics costumam dar a impressão de infringirem as leis sobre direito autoral, já que utilizam personagens criados originalmente por terceiros. Com exceção de casos onde os personagens já tenham caído em domínio público, as histórias que utilizem personagens ainda sob copyright podem ser proibidas por seus criadores originais. Contudo, devido ao grande número de sites na internet bem como os altos custos de um processo judicial, geralmente esse tipo de criação literária é permitida devido ao seu conteúdo ser criado por fãs, que provavelmente consumiram o produto original e não têm o intuito de obter lucro.

Existe vários tipos de fanfics, como: Songfic, Shortfic, Oneshot, entre outros.

Uma curiosidade é que escritoras que fazem sucesso hoje, antigamente escreviam fanfics. Temos nomes de E. L. James (autora da trilogia 50 tons de Cinza), Meg Cabot (autora de O Diário da Princesa), Orson Scott Card (autor da série Ender), Cassandra Clare (autora da série Instrumentos Mortais).

Existem vários outros nomes, mas o nosso objetivo de comentar sobre o assunto é: se você acha que tem talento pra escrita, porque não tentar escrever uma fanfic? Você pode crescer e pode acabar sendo a chave do seu sucesso. 



Por Rafaella Kelly


Deixe um comentário