A prática da leitura se faz presente em nossa vida. Tal atividade não corresponde à uma simples codificação de símbolos, mas significa de fato interpretar e compreender o que se lê, mesmo quando este esteja inserido em um ambiente cujo gosto pela leitura é apreciado. O simples ato de ler passa a ser uma fantástica aventura onde as barreiras do mundo são meras casualidades, a leitura prazerosa vai além de todas as nossas perspectivas se nos deixarmos envolver por ela. 

O Literateca em Foco convidou uma pedagoga a uma entrevista falando sobre a leitura na sala de aula. 

Confira a seguir:


Ana Cristina Borges Nogueira é formada em Pedagogia e especialista em língua portuguesa e literatura, além gestão escolar com o tema "A construção da leitura através das letrinhas". Atualmente está trabalhando no CEBRANE (Centro Educacional Branca de Neve).



  • Trabalha há quanto tempo na área da educação?

Trabalho a 14 anos em sala de aula e 10 como alfabetizadora.

  • Com as crianças em fase de alfabetização, como abordava a leitura?

 A princípio com as junções silábicas, contando histórias, e a partir disto eram produzidos registros, atividades variadas para a influenciar os alunos ao mundo da leitura. 

  • Quais os instrumentos utilizados no processo da leitura? 

Fotos, desenhos, materiais lúdicos (bola, massinha de modelar entre outros brinquedos), textos do livro didático adotado pela escola, além dos didáticos (O Patinho Feio, A Bela e a Fera, entre outros). 

  • Atualmente qual a faixa etária de ensino que trabalha atualmente? 

Fundamental ll séries finais. 

  • Com os alunos do ensino fundamental ll, como é abordado a leitura e com quais instrumentos? 

Partindo do princípio de que a leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer o nosso vocabulário, é o que procuro rotineiramente fazer, são atividades diversificadas como: a utilização de fábulas, contos, produções textuais, ciranda de leitura onde o aluno leva para casa uma obra, de temas variados, retornando após quinze dias com a resenha da obra escolhida. 

  • Como avalia o desenvolvimento e a aceitação da leitura pelos alunos nas diferentes idades que já trabalhou? 

Nas séries iniciais o processo é mais lento, mas o interesse pela leitura é algo prazeroso por parte das crianças, vivência do momentos de descoberta pela qual eles interagem inteiramente; já com os adolescentes, a leitura e a escrita precisam caminharem juntas pois é através da leitura rotineira que as dúvidas que temos ao escrever podem ser sanadas pela leitura do dia a dia em sala de aula, é na leitura que o nosso conhecimento fica mais amplo e diversificado, pelo fato que a leitura no fundamental ll séries finais o processo de leitura te  todo um contexto a seguir vocabulário, gramática, produções e interpretações textuais. 

  • No seu ponto de vista como pode ser estimulado o prazer da leitura nos alunos, através da interação família/escola? 

Com ciranda de livros, trabalhando a musicalidade na sala de aula, projeto de pesquisa através de autobiografia pessoal e de autores sugeridos pela professora, com o intuito de resgatar conhecimentos pelos alunos. Recentemente foi elaborado um projeto de autobiografia do aluno, do qual  apresentava acontecimentos importantes do ano que nasceu, como fatos de sua vida pessoal que no caso teve a participação direta da família. O incentivo à leitura precisa fazer parte do cotidiano escolar, não apenas das crianças, mas dos professores e de todos que estão envolvidos no processo de ensino/compreensão e de aprendizagem.




Agredecemos a pedagoga Ana Cristina Borges Nogueira, pela atenção, disponibilidade e contribuição com o Literateca em Foco, pois acreditamos em seu trabalho e esperamos que a cada dia desperte nos discentes com os quais trabalha o maravilhoso mundo da leitura sempre com êxito nesse trabalho que é desenvolvido e mediado por você. 



Por Cristiane Santos

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