Primeira TAG do Literateca em Foco, e uma TAG complicada de se fazer, mas vamos a seleção de livros das colaboradoras do LeF, Débora Luz e Rafaella Kelly.

A TAG Cinco livros e uma ilha, foi vista no blog Cafeína Literáriamas que foi criada pela Agna Farias, do canal 19, Berggasse.


Escolhas de Débora Luz:

1. As crônicas de Nárnia



A história escrita por C.S. Lewis é uma série de fantasia composta por sete livros. Seu enredo se passa em um mundo paralelo ao nosso denominado Nárnia, um lugar onde bichos e árvores podem falar, e a terra é tão fértil que tudo que nela e plantado floresce. Comumente nos livros, um ou mais habitantes da Terra (a maioria crianças) chegam em Nárnia para desempenhar um papel muito importante, contribuindo para que a terra de Aslam seja salva dos perigos iminentes.

2. As Crônicas de Gelo e Fogo



As Crônicas de Gelo e Fogo escrita por George R. R. Martin, é uma coleção cuja história acontece em um Continente composto por sete reinos, onde ocorre uma guerra civil travada entre várias famílias pela disputa da posse do Trono de Ferro. Além da guerra, os habitantes dos reinos também precisam se preocupar com seres sobrenaturais conhecidos como “os outros”, que se encontram além da Muralha de Gelo, ao Norte dos sete reinos.

3. As Mil e Uma Noites



O livro das Mil e Uma Noites é uma coleção de histórias e contos populares originárias do Médio Oriente e do sul da Ásila. No Ocidente, a obra passou a ser amplamente conhecida a partir de uma tradução para o francês realizada em 1704 pelo orientalista Antoine Galland, transformando-se num clássico da literatura mundial.

Após Shariar, rei da Pérsia da dinastia dos Sassânidas, descobrir que sua mulher é infiel, dormindo com um escravo cada vez que ele viaja, fica furioso matando a mulher e o escravo, convencendo-se por este e outros casos de infidelidade que nenhuma mulher do mundo é digna de confiança. Decide então que daquele momento em diante, dormirá com uma mulher diferente cada noite, mandando matá-la na manhã seguinte: desta forma não poderá ser traído nunca mais.

Depois de inúmeras moças serem trazidas à sua presença pelo vizir do reino, Sherazade vai a presença do rei. Após respeitosamente pedir a permissão do rei, Sherazade começa a contar a extraordinária "História do mercador e do gênio", mas ao amanhecer, ela interrompe o relato, dizendo que continuará a narrativa na noite seguinte. O rei, curioso com o maravilhoso conto de Sherazade, não ordena sua execução para poder saber o final da história na noite seguinte. Assim, repetindo essa estratégia, Sherazade consegue sobreviver noite após noite, contando histórias sobre os mais variados temas, desde o fantástico e o religioso até o heróico e o erótico.

4. A Saga de Harry Potter



Harry Potter é uma série de sete livros escritos pela autora J. K. Rowling. A série narra as aventuras de um jovem bruxo, e seus amigos Ronald Weasley e Hermione Granger, os quais são alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O ponto principal diz respeito a busca de Harry para superar o bruxo das trevas Lord Voldemort, que pretende tornar-se imortal, conquistar o mundo dos bruxos, subjugar as pessoas não-mágicas e destruir todos aqueles que estão em seu caminho, especialmente Harry Potter.

5. Contos de Horror do Século XIX



Em Contos de horror do século XIX, o escritor Alberto Manguel reuniu, especialmente para o público brasileiro, a fina flor do medo. Tão antigo quanto a civilização, o conto de horror define suas regras e chega a seu apogeu na literatura anglo-saxônica, na linhagem de escritores que vai da "gótica" Ann Radcliffe a Edgar Allan Poe e H. P. Lovecraft. Mas Manguel não se contenta apenas com os mestres mais conhecidos do gênero, como Henry James, Guy de Maupassant ou Robert Louis Stevenson. Convoca escritores de toda estatura e de várias línguas, do português de Eça de Queiroz ao íidiche de Lamed Schapiro.

Nesse percurso, o leitor transita por todos os ambientes e resvala em todos os motivos do conto de horror: igrejas em ruínas, subsolos pútridos, jardins ermos, prisões e campos de batalha, criaturas invisíveis, mortos-vivos, animais espantosos e espelhos encantados.

Escolhas de Rafaella Kelly

1. Série Outlander


A inusitada trama descreve a trajetória de Claire, que viaja em lua-de-mel com Frank para a Escócia depois de anos separada dele pela Segunda Guerra Mundial. Num passeio às ruínas de um templo celta, Claire passa por uma fresta do tempo, atravessa séculos de história e chega no meio de uma violenta batalha, na Escócia do século XVIII.

As highlands servem de cenário para as aventuras vividas pela protagonista ao lado de Jamie Fraser, com quem será obrigada a se casar para fugir da presença do capitão Black Jack Randall, antepassado direto e sósia de seu marido.

A obra é uma envolvente combinação de elementos de fantasia e romance histórico, escrito a partir de exaustiva pesquisa sobre os hábitos e costumes da região.

2. Desventuras em Série


É uma série de treze livros escrita por Lemony Snicket (pseudônimo de Daniel Handler) e ilustrada por Brett Helquist. A série se trata das aventuras de três crianças, Violet, Klaus e Sunny, os órfãos Baudelaire, após a morte de seus pais em um incêndio. A ambientação da história é anacrônica (elementos, vestuários, objetos e invenções estão espalhados sem muita lógica, de modo que não dá pra localizar a história em uma época só – no caso de Desventuras, ela possui elementos tanto do século 18 como da década de 1930), e a série é repleta de alusões literárias e culturais.

3. Ciclo da Herança


É uma série literária de fantasia épica do escritor norte-americano Christopher Paolini. Passada no mundo fictício da terra de Alagaësia, um mítico continente, a história se foca em um rapaz de 17 anos – acompanhado de seu dragão – na luta contra a tirania de um império do mal. Este garoto é Eragon, que ao lado de sua parceira Saphira, uma dragão com a qual compartilha sua consciência, divide a descoberta de ser um Cavaleiro de Dragões, um lendário grupo que governava essas terras em tempos passados. O Imperador Galbatorix, que destruiu a antiga Ordem dos Cavaleiro de Dragões e pegou a coroa para si, envia seus assassinos para capturar o rapaz e Saphira, e assim, o Cavaleiro inicia a sua jornada.

4. Série Os Hathaways


Leo, Amelia, Winnifred, Poppy e Beatrix, os Hathaways, que é uma família excêntrica, que após a morte dos pais se muda para Hampshire, uma vez que Leo herda o título de Visconde de Ramsay. Aos poucos, vemos como a família se adapta à aristocracia, ou melhor, como a aristocracia se adapta aos Hathaways. Cada livro fala de um dos irmãos e suas aventuras que inesperadamente podem envolver o coração e somos apresentados a toda a família e também a novos personagens, todos cativantes e inspiradores.

5. Trilogia Anômalos


“São três regras muito simples: você não diz para ninguém o que se passa por aqui. Você não faz alarde que é parte desta turma. E você sempre respeita os outros membros. Se você descumpri-las, sua vida vai virar um inferno, certo?”

 A vida de Sybil Varuna nunca mais foi a mesma desde que chegou à cidade especial. Pela primeira vez, ela tem amigos, um lar confortável e uma vida “normal”. Mas nem tudo é o que parece. Em sua nova escola, descobre que as aulas de técnicas especiais são muito mais que simples lições. Ela percebe que está presa em uma intrincada engrenagem muito maior, da qual precisará escapar se quiser viver realmente em liberdade.


Gente, é difícil escolher só 5 livros, mas só levar 5 livros para uma ilha não dar certo né! Terminaríamos os livros muito rápido, então tivemos que partir para as séries/coleções/sagas de livros. 

Gostou da seleção de livros?! E que como seria a sua?! Conte-nos.



Por Débora Luz e Rafaella Kelly

Deixe um comentário